Como se faz para garantir que os funcionários adotem o negócio social

Como se faz para garantir que os funcionários adotem o negócio social

Os negócios sociais possuem um potencial para aumentar a renda, cortar gastos e melhorar relacionamento entre clientes. Porém apenas uma coisa pode te impedir de ter sucesso na implementação de produtos sociais: os funcionários. Se eles não utilizarem ou não participarem com entusiasmo nesta jornada, sua iniciativa de negócio social não tem a menor chance de sobreviver.

Por isso apresentarei dicas para garantir que seus funcionários adotem o negócio social:

1- Não gere mais trabalho. Se seus funcionários sentirem que você está acrescentando mais um obstáculo para que eles devam superar, todos ficarão, compreensivelmente, relutantes e até mesmo ressentidos;

2- Mostre os resultados. É difícil argumentar contra fatos, especialmente quando estão diretamente ligados a dinheiro;

3- Torne pessoal. É importante oferecer métricas sobre como a adoção do negócio social pode ajudar a empresa, mas sejamos sinceros: todo mundo quer saber o que tem a ganhar com isso, pessoalmente;

4- Ofereça treinamento. Alguns de seus funcionários podem ter crescido com Facebook, Twitter entre outros, e para eles, o negócio social faz sentido. Porém para outros funcionários nunca Curtiram ou Tuitaram nada;

5- Identifique os entusiastas. Entusiastas por tecnologias de redes sociais podem ser contagiosos, e para o sucesso do seu negócio social é fundamental identificar estes entusiastas e dar a eles a abertura para fazerem e mostrarem suas habilidades.

6- Divulgue sucessos sociais. Conforme seus funcionários começam a expandir o uso de ferramentas de negócio social, divulgue o sucesso;

7- Meça para que interessam. Avalie o que funciona e o que não funciona em sua iniciativa de negócio social, e compartilhe esses dados com seus funcionários. Assim eles poderão compreender o que importa e como o papel deles está relacionado;

8- Seja paciente. Os funcionários não se tornarão especialistas ou serão convertidos da noite para o dia. A disposição e a eficiência com que eles usam as ferramentas sociais dependem da idade, experiência, dentre outras questões;

9- Ouça e aprenda. Erros irão acontecer; é garantido. O mais importante é que você ofereça a seus funcionários um meio para relatarem o que está errado e por que, assim utilize essas informações para melhorar o produto social.

Fonte: InformationWeek
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